e-mail-icon.png

curso
Livro de Artista e Bordado em Papel: Narrativas visuais bordadas
com Julian Campos e Fabiola Notari

CONCEITO

O curso apresenta e discute o universo do livro/publicação de artista onde o participante será introduzido a experimentações fazendo uso do bordado e outras técnicas artísticas sobre papel - desenho, colagem, carimbos, monotipia e transferência de imagem. Por meio de apresentações interativas e dinâmicas, os alunos serão estimulados a desenvolver formatos diferenciados de livros com dobras e costuras que servirão de base para uso do bordado e das outras linguagens apresentadas. Nas aulas, serão ensinados pontos básicos de bordado livre, comumente realizado em tecido, conhecendo a tradução dessa linguagem para o papel. Com a montagem de um primeiro modelo de livro com dobras e a apresentação das possibilidades do bordado em papel, as propostas seguintes serão construídas a partir de pesquisas desenvolvidas por cada participante. Nesses projetos de livros de artista, caberão também o uso de outras técnicas possíveis no suporte bidimensional – pintura, estampagem, frotagem e outras – que serão orientadas conforme a necessidade das pesquisas de cada aluno.
Em um segundo momento, os participantes serão introduzidos brevemente às costuras e encadernações para o desenvolvimento de um exercício fazendo uso desse recurso. Em cada aula, serão apresentados artistas e ilustradores que trabalham expandindo a ideia deste formato através do uso das linguagens propostas.

PROGRAMAÇÃO/CONTEÚDO

O curso "Narrativas visuais bordadas - Livro de Artista e Bordado em Papel" prevê 12 encontros com duração de 3 horas. Pode ser adaptado e realizado como oficina de 4-6 encontros, com caráter introdutório e sem acompanhamento de projetos.

 

LOCAIS QUE JÁ RECEBERAM ESTA ATIVIDADE: