e-mail-icon.png

oficina
Objetos em cerâmica: Produção de placas decorativas e utilitários básicos em cerâmica com impressão do relevo de carimbos de borracha
 

com Julian Campos 

CONCEITO

Essa atividade faz parte de uma série de oficinas de introdução à modelagem básica de peças em cerâmica combinada às diferentes técnicas de transferência de imagem em argila. Nesta oficina, os participantes criarão pequenos objetos decorativos em cerâmica (como placas decorativas, enfeite de portas, porta-chaves) e utilitários básicos (como porta-copos, descanso de panelas, pequenas travessas) estampadas através da impressão do relevo de carimbos de borracha. Após ensino da técnica de modelagem por placas e das experimentações com uso de carimbos prontos disponibilizados pelo professor, os alunos serão incentivados a produzirem essas pequenas peças decorativas ou utilitárias. Em um primeiro momento, os participantes aprenderão os procedimentos básicos da modelagem manual em cerâmica e o desenvolvimento de peças através da técnica de placas. Com a ajuda de ferramentas e fôrmas, o professor apresentará diferentes possibilidades de criação desses objetos, com formatos prontos e de livre criação. Com a argila ainda mole, os alunos praticarão a transferência do relevo de carimbos de borracha. Em um segundo momento, através do ensino da técnica de gravura em relevo, os participantes produzirão os seus próprios carimbos feitos com borracha escolar para que possam utilizar estampando as peças em argila. Após secagem das peças, lixagem e acabamentos, essas peças irão para o forno para cerâmica para a queima de "biscoito" e os alunos receberão os objetos decorativos/utilitários criados durante a oficina. Visando o fácil acesso a materiais e pensando na continuidade da produção dos alunos, o professor apresentará alternativas para ferramentas utilizadas em aulas - fôrmas para cerâmica reutilizando embalagens plásticas; estecas e ferramentas para modelagem em argila fazendo uso de palitos, canudos, clipes de papel, canetas e outros. Também dentro pensamento, os alunos irão produzir os seus próprios carimbos de borracha para utilizar nessas peças e em projetos futuros. Durante as aulas, serão realizadas algumas experiências com essa técnica de transferência de relevo sobre a argila usando outros materiais com relevo (como moedas, tecidos, papéis e outros objetos) que estejam ao alcance dos alunos em seu cotidiano. As peças criadas pelos alunos durante a oficina irão para secagem e serão queimadas em forno para cerâmica. Os pequenos objetos em cerâmica serão entregues aos participantes em data, horário e local a ser combinado.

PROGRAMAÇÃO/CONTEÚDO

O projeto prevê 2 encontros com duração de 4 horas cada ou 3-4 encontros com duração de 3 horas cada. As peças produzidas durante a oficina serão entregues aos participantes depois de realizada a queima no forno para cerâmica, em data, horário e local a serem combinados com os alunos.